quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tradições Masculinas

Tradições Masculinas


Os mistérios masculinos sempre tiveram seu lugar em muitas expressões da religião pagã. Para um Pagão, a espiritualidade masculina é respeitada como uma expressão do Deus em suas muitas formas. Homens pagãos buscam inspiração no Deus de Chifres e em outros aspectos da Divindade masculina, procurando alcançar dentro de si mesmos uma visão de sabedoria, força e amor. O Movimento Masculino é uma força de união em todo o mundo, constituindo uma expressão mais abrangente de uma espiritualidade masculina recém-desperta. Os homens estão questionando os papéis que a sociedade lhes atribui, procurando em seu interior por uma nova compreensão do espírito masculino.

Em busca de uma espiritualidade masculina mais profunda, as tradições masculinas de expressão espiritual assumem diversas formas. Alguns homens trabalham nas tradições pagãs estabelecidas, ao passo que outros criaram grupos específicos de mistérios masculinos, dedicados a explorar a relação dos homens com o Divino. Alguns grupos de mistérios masculinos voltaram-se para mitos antigos e tradições de sociedades tribais, outros para os cultos iniciáticos pagãos, tais como o de Mitra, o Deus das legiões romanas. Alguns outros baseiam seu trabalho na obra literária de R. J. "Bob" Stewart.
 Dois homens que têm tido uma forte influência em como outros estão buscando encontrar-se são o psicólogo John Rowan, com seu livro "The Horned God", e o poeta e autor Robert Bly, com seu best seller "Iron John". Ambos são colaboradores em "Choirs of the God", um livro que explora a espiritualidade masculina.
 
"A busca de imagens masculinas alternativas inicia, para muitos homens, com os Deuses pagãos e as figuras míticas suprimidas pelo cristianismo. A mitologia celta e o Ocultismo ocidental formam a base de muitas das tentativas recentes de revisar a masculinidade. Sentir o 'Poder Masculino na Terra' ou contatar 'O Deus Interior' esclarecem a realidade da masculinidade no mundo moderno, enquanto nos fornecem visões — do passado, do inconsciente, do reino dos Deuses — de um modo diferente de ser homem."

 
Por John Matthews ed., Choirs of the God: Revisioning Masculinity, Mandala, 1991.


Nenhum comentário:

Postar um comentário